Associação das Micro Cervejarias Artesanais de Santa Catarina

Notícias

​Incentivar as artesanais é ter benefícios além do copo

Carlo Lapolli
Presidente da Associação das Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc)

Mais de um mês depois do Festival Brasileiro da Cerveja e com a expectativa de novos eventos regionais e internacionais do segmento no estado, ainda são recorrentes as dúvidas do consumidor sobre o que é e quais os impactos da cerveja artesanal na economia local. Antes de mais nada, é preciso esclarecer que as cervejarias artesanais são aquelas que funcionam com todos os registros nos órgãos oficiais, não utilizam cereais transgênicos nas suas receitas e focam na qualidade sensorial dos seus produtos.

Mas a distinção sobre esse setor vai além disso. Enquanto nas marcas comerciais o objetivo é exclusivamente o lucro, as artesanais, além de precisarem ser rentáveis como qualquer negócio, também se motivam pela apresentação de novos sabores para o consumidor.

A cerveja artesanal é uma representante do que Santa Catarina tem a oferecer para o mundo: uma experiência gastronômica e turística diferente, produtos de qualidade e valor agregado.

A cultura cervejeira vai além do copo e os reflexos desta atividade também. É por isso que estamos buscando junto ao Governo do Estado e os órgãos responsáveis alguns incentivos como a ampliação do crédito presumido da operação própria e da substituição tributária de 13% para 20%.

Outra solicitação da Acasc e das cervejarias integrantes do movimento catarinense é que parte do recurso arrecadado com as cervejarias seja destinado a entidades de fomento ao turismo. Foram elas, junto com organizações de classe e a iniciativa privada, que possibilitaram que o Vale da Cerveja e o Caminho Cervejeiro já estivessem em operação, trazendo turistas para o estado.

O que pleiteamos nada mais é do que uma condição igualitária para chegar ao mercado demonstrando a qualidade que Santa Catarina tem. Queremos que o turismo seja uma ferramenta de renda para toda a população. Trabalhamos para que a cerveja transborde os copos e possamos brindar desenvolvimento econômico, os produtos de qualidade na mesa dos catarinenses e os empregos que o turismo gera.​

Post navigation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *